A importância do Curso de NR10

A importância do curso de NR10

Resultado de imagem para nr10

É importante fazer o curso de NR10, pois ela estabelece normas de segurança em instalações e serviços em eletricidade.

     Desde a privatização do setor elétrico, na década de 90, foram introduzidas novas tecnologias e materiais e também profundas alterações nos processos e na organização do trabalho, com a terceirização dos serviços e consequente precarização das condições de segurança e saúde no trabalho.
     Com o objetivo de mudar esse cenário, foi posto em consulta pública o texto da NR10 que alterava profundamente a redação em vigor. Posteriormente, a NR10 ganhou nova redação, incluindo determinações importantes como proibição do trabalho individual em atividades com alta-tensão ou no sistema elétrico de potência, obrigatoriedade da elaboração de prontuário de instalações elétricas e do manual descritivo dos itens de segurança nas instalações.
     O choque elétrico é uma das principais causas de acidentes fatais no Brasil. Esses acidentes ocorrem por vários motivos, como falta de projeto adequado, inexistência de programas e procedimentos de manutenção, falta de aterramento e isolamento de cabos e circuitos elétricos, entre outros.

Objetivos do Curso de NR10 

     O objetivo do curso de NR10 é fazer com que o aluno esteja apto a estabelecer os requisitos e condições mínimas que devem ser adotados na implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam com a eletricidade. 

Treinamento

A NR10 prevê os seguintes tipos de treinamento para os profissionais que interagem com instalações elétricas:
  • Treinamento específico (básico e complementar)
  • Treinamento de reciclagem
O treinamento básico tem como conteúdo a prevenção de acidentes de natureza elétrica, de análise e antecipação dos riscos, noções de responsabilidade civil e criminal, conhecimento de normas e regulamentos aplicáveis, prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros. 

O treinamento complementar é destinado a trabalhadores envolvidos com instalações elétricas do Sistema Elétrico de Potência ou aos que atuam em suas proximidades.

O treinamento de reciclagem deve ocorrer a cada dois anos ou nas seguintes situações: troca de função ou mudança de empresa, retorno de afastamento, ou inatividade por mais de 3 meses. mudanças significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho,

Local adequado para fazer o Curso de NR10 é no Cursos Elion 
Agora, se você pensa em ingressar na profissão como Eletricista Predial e Residencial, você poderá se matricular no Curso de Eletricista Predial e Residencial no Cursos Elion.

Imagem relacionadaResultado de imagem para nr10 sep

Comentários